Natureza

A Rede Confiança de Supermercados põe em prática a partir de hoje em Marília (100 quilômetros de Bauru), o programa de reciclagem de óleo “Cuidando da Nossa Casa”. A iniciativa é para alertar a população sobre as conseqüências do descarte incorreto do produto e mostrar que o material também pode ser reaproveitado. Desde junho de 2008, as demais lojas da rede recebem óleo de cozinha usado para reciclagem. A ação é endossada pela Granol e Plasútil, parceiras no projeto do Confiança.

Para cada quatro litros de óleo de fritura usado (duas garrafas PET), o consumidor ganha na hora, um óleo refinado de soja (900ml) novo. Na primeira troca, o cliente ganha um funil para facilitar o manuseio do óleo quando for armazená-lo. A retirada do funil é válida até o dia 31 de março ou enquanto durar o estoque.

As pessoas devem armazenar o óleo adequadamente neste tipo de embalagem e conservar o recipiente devidamente fechado. Para a troca, basta procurar um fiscal de caixa.

Muitas pessoas jogam óleo de cozinha na pia, por exemplo, sem saber que esta é uma prática prejudicial para o meio ambiente. Um litro óleo despejado no esgoto é capaz de danificar o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo desse produto nos encanamentos pode causar entupimento, refluxo de esgoto e até rompimento na rede de coleta. Sem contar que a presença de óleo nos rios, contribui para a ocorrência de enchentes.

Todo o óleo recolhido na loja Confiança Esmeralda será transformado em biodiesel. Esse tipo de combustível ajuda a diminuir os gases poluentes que aceleram o aquecimento global, contribui para o desenvolvimento da agricultura, gera empregos e colabora com o crescimento econômico do país. Mais informações pela Central de Atendimento ao Cliente - 0800131331.

Veja mais